Notícias

Normas Técnicas e Redução de Risco!

No post anterior falamos sobre normas técnicas, de como elas são elaboradas, do papel da ABNT e a hierarquia das Normas de Seguranças que são divididas em TIPO A, TIPO B e TIPO C.

Quais as principais Normas Técnicas que devem ser estudadas e dominadas por todo profissional que atua em Segurança de Máquinas?

Os redatores técnicos devem e precisam conhecer e estudar as normas, pois elas trazem requisitos relevantes que devem ser seguidos e mencionados nos manuais de instruções.

A primeira norma que devemos discutir a qual considero a mais importante é ABNT NBR ISSO 12100: Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos.

NENHUM trabalho de adequação de máquina pode ser iniciado seja qual for a competência ou a qualificação do profissional sem que ele execute um processo de Apreciação de Risco abrangente e detalhado.

Apenas um processo de risco bem executado é que dará início a um trabalho de execução de redução de risco eficaz e eficiente, logo é fundamental que ABNT NBR ISO 12100 seja estudada com profundidade por todos, ela traça um caminho seguro, normatizado que deve ser trilhado pelos profissionais de engenharia e de redação técnica, também defini e descreve toda a sequência desse processo de apreciação de risco, essa norma compõem o elenco das normas TIPO A.

Outra Norma importante do TIPO B classificada como B1 e que está sendo publicada pela ABNT que é a ABNT NBR IEC 60204-1 Segurança de máquinas – Equipamentos elétricos de máquinas – Parte1: Requisitos gerais.

Ela aborda os aspectos que envolve os riscos elétricos e prevê requisitos gerais que deve ou não serem aplicados em equipamentos elétricos em uma máquina específica.

No exemplo de norma de tipo B2 é a ABNT NBR NM ISO 13852.

A Norma ABNT NBR NM significa que é uma Norma MERCOSUL, e a atual está redigida e publicada em dois idiomas português e espanhol.

Norma tipo B2 – Segurança de Máquinas – Distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores.

Parte do seu texto já foi reproduzidos a versões anteriores da NR-12 hoje apenas citada no anexo 4 da atual versão desta norma regulamentadora.

Ela define as distâncias e proteções como altura, distâncias mínimas em relação a zona de perigo, folgas mínimas para evitar ao ac25 – Máquinas- Ferramental – Segurança de tornos.
ABNT NBR 16579 – ´prensas hidráulicas – requisitos de segurança.

Essas e outras trazem os termos e definições empregados nesse tipo de máquinas.

Lista dos perigos significativos presentes:
– Medidas de proteção que devem ser adotadas pelo projetista
– Informações para uso, entre outros requisitos normativos e recomendações.

Logo, não tem como executar trabalhos que envolva segurança de máquinas e equipamentos sem conhecer as normas técnicas aplicáveis,

Cabe ao projetista e ao redator técnico buscarem esses documentos normativos.

O objetivo desse texto foi ilustrar e exemplificar por meios de normas técnicas oficiais apresentadas aqui a necessidade e relevância em conhecer os documentos, nos trabalhos de segurança de máquinas.

Tags: Notícias

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu